Postagens

Mostrando postagens de abril, 2025

Comentário Sobre a Pesquisa Não-Objeto + Artistas Cinéticos

Imagem
Máscaras Sensoriais - Lygia Clark     As Máscaras Sensoriais fazem parte de uma coleção chamada "Objetos Sensoriais", desenvolvida na década de 1960. Essa série de obras buscam transformar a experiência artística em uma vivência corporal e sensorial direta.      Falando mais especificamente das Máscaras Sensoriais, elas consistem em 6 máscaras feitas de tecidos com cores variadas, cada uma com distintos estímulos visuais, olfativos e auditivos. O participante, ao colocar a máscara, experimenta sensações que fazem com que se integrem ao mundo de modos diferentes, ao mesmo tempo em que há uma certa isolação individual.      Dentre as diferentes obras da coleção "Objetos Sensoriais", escolhemos essa pois consiste em uma experiência sensorial completamente imersiva, rompendo até mesmo com a ideia de não-objeto de Ferreira Gullar, visto que as máscaras já são objetos pré-existentes. Além disso, essa série de máscaras também evidencia o progresso da art...

Desenhos de Observação

Imagem
 

Novas Imagens Imersivas do Exercício Cubos no Sketchup

Imagem
 

Teoria do Não-Objeto

      A teoria do  "não-objeto", segundo o meu entendimento, é um conceito que rompe com a modo de ver artístico que privilegia o objeto como algo separado do espectador e do contexto, uma representação, figuração da realidade. O não-objeto é uma realidade em si, que se dá diretamente na experiência do observador. Ele não busca imitar ou significar algo fora de si, o que o diferencia da arte figurativa e mesmo da arte abstrata tradicional. O não-objeto é uma extensão do mundo real, parte da realidade.     O conceito surge no contexto do neoconcretismo no Brasil, especialmente nos anos 60, quando artistas e teóricos começaram a questionar os limites da arte tradicional. O não-objeto é, portanto, uma resposta à necessidade de uma arte mais integrada à experiência vivida, que valorize a interação e a presença imediata do indivíduo que o experimenta.

Desenhos de Observação Feitos em Aula

Imagem
 

Exercícios dos Cubos no SketchUp

Imagem
 

Exercício Proposto Desenhos Isométricos

Imagem
 

Análise Crítica Estrutural - Colagem Digital Abstrata

Imagem
    Essa colagem foi composta de modo "caótico", mas percebe-se um padrão, em que as quinas são onde as diferentes formas foram colocadas, e há também um certo contraste de texturas, o que contribui para a sensação de "bagunça organizada". Além disso, a utilização de cores vibrantes - inclusive no fundo do slide - guiam o olhar de modo não linear na tela. Particularmente, achei os recortes dos objetos muito bem feitos, com exceção da forma azul (a que está escrito "reduza, reusa, recicle"), em que as bordas estão um pouco "pixeladas", criando um pouco de ruído. 

Análise Crítica Estruturada - Composição Abstrata de Objetos

Imagem
     Essa composição cria uma harmonia visual, utilizando-se da repetição de formas circulares. As texturas também estão bem presentes na imagem, contrastando com o fundo chapado e branco. Eu gostei muito dos diferentes tons terrosos utilizados na composição, e o fundo escohido para o slide também combinou com essas cores, dando ainda mais harmonia à foto. Percebe-se uma leve sombra em algumas das formas da obra, o que, na minha opinião, fugiu um pouco da proposta 2D que o trabalho tinha. 

Desenhos Isométricos Feitos em Aula

Imagem
 

Colagem Digital Abstrata Individual

Imagem
 

Composição Abstrata com Objetos

Imagem
 

Reflexão Sobre o Texto de Vilém Flusser - Animação Cultural

      No texto "Animação Cultural", de Vilém Flusser, o autor apresenta uma ideia de interdependência entre os humanos e os objetos criados por ele, ou seja, ele reflete, de certa forma, sobre o materialismo e dependência de máquinas na realidade contemporânea. Para ele, os objetos não são apenas ferramentas inanimadas na mão do homem, mas sim elementos que modelam o comportamento e o modo de pensar de cada indivíduo, de modo que, nos tempos atuais, as pessoas perdem a habilidade crítica da realidade, visto que já possuem uma visão pré-determinada sobre a função de cada objeto. Por fim, Flusser procura, através da personificação da mesa, trazer uma reflexão sobre a nossa dependência dos objetos, a fim de que nós possamos nos "desprender" dessa visão padronizada e procurar novas formas de utilização e manipulação da realidade. 

Análise Crítica Estruturada do Trabalho dos Trípiticos

Imagem
      A composição explora formas geométricas e a tridimensionalidade que pode ser obtida por meio do papel. Achei interessante como ela brinca com o alto contraste e com a iluminação, mesmo que através de formas simples, o que me fez lembrar de obras minimalistas do modernismo. Porém, um detalhe que me incomodou foi o tamanho da terceira foto (da esquerda pra direita) estar maior que as outras e o fundo não ser completamente preto, fazendo com que a composição não esteja harmônica.     Nessa composição, o vidro foi utilizado como objeto de exploração de diferentes luzes que incidem nele, trabalhando então com reflexos e distorções. Eu gostei muito do fato de que o vidro escolhido possui um relevo diferente, trazendo sensações táteis às imagens. Além disso, as fotos, apesar de brincarem com a luz, os tons das fotos são escuros e até "misteriosos", o que eu achei interessante também. Apesar disso, acredito que se a terceira foto (da direita para a esquerda) ...

Composição Fotográfica Luz, Sombra, Transparência e Reflexos

Imagem
  Trabalho realizado em 31/03/2025 - Elementos do meu quarto.

Composição Fotográfica Luz e Sombra

Imagem
  Trabalho realizado em 31/03/2025

Pesquisa Fotógrafos Experimentais

Imagem
Peter Keetman - Fábrica da Wolkswagen (Imagem 1) Geraldo de Barros - Cadeira Unilabor (Imagem 2) Gyorgy Kepes - Untitled #144 (Imagem 3)  Grete Stern e Ellen Auerbach - Margarita Guerrero, 1942 (Imagem 4) Fotografias escolhidas pelo Grupo 4.  Imagem 1: Destaca os padõres geométricos encontrados em indústrias, explorando a relação entre luz e tecnologia no ambiente fabril.  Imagem 2: Captura o objeto como arte, com foco na simplicidade geométrica do design modernista. Imagem 3: Explora a abstração e o dinamismo que o jogo de luzes traz à composição. Enfatiza o conceito de movimento, visto que a foto cria uma ilusão de óptica "ondular". Imagem 4: Explora a subjetividade da expressão da modelo e do espaço onde ela se encontra. Utiliza-se do jogo de luz e sombra para trazer um ar de introspecção à imagem.